sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Saindo do Platinado: Como ir do loiro platinado ao loiro natural

Oi meninas,

Voltei e hoje o babado é forte... Vocês acompanharam desde o começo a minha tragetória para chegar ao meu tão sonhado "loiro platinado" mas o que muita gente não sabe é que eu não me adaptei a cor. Pois é, passei meses desejando e tentando obter esse tom tão desejado por tantas loiras e quando finalmente consegui me decepcionei, achei muito claro, muito artifical, achei que não ficou bom com meu rosto, com meu tom de pele... comigo em geral, enfim. E de um tempo pra cá eu vinha pensando e planejando tirar o loiro platinado e voltar ao meu tom natural ou o mais próximo disso, por dois motivos, primeiro porque eu não me adaptei ao platinado e segundo porque além de caro é muito trabalhoso e cansativo a sua manutenção, porque chegar a um tom tão claro requer muita quimica o que desgasta muito o cabelo e tratar esse cabelo danificado requer cuidado e dinheiro, sendo assim, depois de pensar muito e ouvir muita gente dizer: "Não faz isso, tá lindo", "porque você vai fazer isso, essa cor ficou tão bonita",  e blá blá blá... decidi escurecer meu cabelo. Porque como eu sempre digo, o mundo todo pode dizer que está bom, lindo e etc, mas se eu não estiver satisfeita, eu irei mudar, seja lá o que for.

E porque eu fiz esta postagem? Primeiro pra dividir com vocês mais uma experiencia capilar e segundo porque eu pesquisei muito sobre esse assunto na internet "sair do platinado sem deixar de ser loira" e achei pouquíssimas coisas e então achei justo fazer uma postagem bem completa com tudo o que eu descobri.

Então, vamos lá... Vou falar um pouco do que eu descobri sobre colorimetria e depois contar minha experiência.

A primeira coisa que vocês precisam saber antes de pensar em escurecer ou clariar os cabelos é: Qual o tom do meu cabelo e qual o fundo de coloração dele. Porque? Porque isso influencia e muito no resultado final. E para ajudar vocês a entender um pouco mais sobre isso, vou lhes apresentar a Estrela de Oswald.



Esses números do lado de cada cor representam a finalização da tinta. Exemplo: 6.6 ou 7.3. E existem as tintas com 2 numeros após a virgula nesse caso o primeiro numero é a cor o segundo é o reflexo principal (predominante) e o terceiro é o reflexo secundário e você pode usar tons opostos para evitar acidentes, por exemplo na tinta 7.13 o 1 é azul e o 3 é amarelo e um neutraliza o outro evitando que o cabelo chumbe ou amarele, mantendo sempre o meio termo.  Seguindo as linhas no desenho você pode ver qual cor é oposta a qual, ou seja qual cor neutraliza qual.  As cores superiores (roxo, azul e verde) são tons frios e puxão o cabelo pra o cinza/platinado/chumbado e as cores abaixo (vermelho, laranja e amarelo) são tons quentes e tendem a puxar o cabelo para o amarelo, avermelhado, cobre e etc. Sabendo disso, você consegue ter uma noção melhor de que cor está colocando em seu cabelo. Mas para saber exatamente que cor usar você vai precisar saber o seu fundo de clareamento e eu vou mostrá-lo agora:




No caso do loiro claríssimo e branco o cabelo não tem mais o fundo de clareamento porque ele perdeu todo o pigmento na descoloração (o que foi o meu caso) e para devolver este fundo de clareamento do cabelo você precisará fazer uma pré-pigmentação antes de tentar colorir e eu vou ensiná-la agora a fazer isso.

Pré-pigmentação


Você umidece os cabelos, e aplica sobre eles uma tintura 1 tom mais claro do que você deseja pintar, mas ao invés de utilizar oxigenada você vai diluir a tinta em água morna. Depois de espalhar bem nos cabelos, você faz uma pausa de 15 minutos, retira o excesso com um pente fino e aplica emcima dessa mistura a tintura que deja usar, deixa agir por 30 minutos enxágua e condiciona normalmente.

Obs: Caso dê errado você pode fazer uma lavagem decapante que nada mais é que a shampoozada já postada aqui no Blog.

Pronto! Agora que vocês já estão por dentro do assunto eu posso contar minha experiencia capilar e como eu cometi vários erros e no fim, como sempre, consegui salvar meu cabelo graças a essas dicas que toda loira deve saber.

Vamos lá...

Primeiro vou mostrar uma foto de como meu cabelo estava:

Esta sou eu Loira Platinada (foto dia 31/12)

E este era o meu cabelo no dia em que eu pintei, 7 dias após a primeira foto. Percebam como amarelou em tão pouco tempo mesmo eu tendo todos os cuidados necessários.

Reparem em como estava amarelado

E esta é a raiz em menos de um mês após o ultimo retoque:

Pessoalmente o contraste com o cabelo era gritante.

Agora vamos falar do que eu usei...

1° para a pré-pigmentação:

Meu objetivo era chegar ao 8.0 (loiro pérola) que é um tom bem próximo do meu natural então na pré-pigmentação eu teria de usar um tom 9 mas para evitar que ele chumbasse devido ao platinado eu precisava de uma terminação neutra por isso optei pelo 9.13 (como expliquei no exemplo, um neutraliza o outro) mas na perfumaria onde comprei só havia um tubo dessa tinta e para o meu cabelo são necessários 2, por isso acabei levanto junto um 8.13, misturando os dois eu teria um meio termo entre 9 e 8. E assim foi feito. Misurei as duas tintas depois as dilui em mais ou menos um copo de água morna até virar uma mistura homogenea e então apliquei em todo o cabelo já umido e deixei agir por apenas 10 minutos pois tive medo de escurecer muito.






Depois de 10 minutos passei o pente por todo babelo e utilizei também uma toalha para retirar todo o excesso de tinta então apliquei a cor desejada, mas optei por usar um tonalizante ao invés de uma tinta para diminuir a agressão ao cabelo. E os meus problemas comessaram aqui, porque ao invés de utilizar o 8.0 eu comprei o 8.10 que tem reflexo azul/cinza (estrela de oswald) e fez o meu cabelo puxar muito para o cinza e quase chumbar... 

Este foi o tonalizante escolhido

Com 5 minutos de aplização o cabelo começou a escuecer muito e eu corri para enxaguar. E o resultado foi esse:

Meu susto foi imediato, entrei em desespero por 10 minutos até me acalmar e preparar a shampoozada. FIz duas alicações uma após a outra, lavei bem com o antiresíduo, hidratei e fui dormir (arrasada) disposta a acordar no dia seguinte e concertar isso. No dia seguinte com o já cabelo seco, esse era o seu tom.


O cabelo ficou muito agredido, bastante frágil, tive corte químico na franja e as ponstas ficaram elásticas, mas mesmo assim, me arrisquei a fazer mais uma aplicação da shampoozada para abrir um pouco mais esse tom que na minha percepção era um loiro escuro esverdeado, o que estava me incomodando muito. Apliquei novamente a shampoozada, lavei com o antiresíduos e dei uma leve hidratada, depois cortei as pontas que foram destruidas pela quimica e então fiz uma hidratação com alguns produtinhso que eu vou mostrar na proxima postagem: creme de hidratação Morte Súbita da marca Lola, repositor de massa e Glicopan. (posto a receita na próxima postagem). Deixei essa mistura agir por 1h (porque estava bem tarde e eu tinha que trabalhar no dia seguinte) enxaguei apenas com água, apliquei um protetor térmico (porque os fias já estavam muito agredidos e o secador e prancha ajudam a piorar a situação) e então sequei e pranchei para celar as pontas.


E o rsultado foi esse:


Com o novo corte as pontinhas ficam pra dentro. Adorei rs'


E, o antes e o depois para vocês compararem a diferença:

Do platinado ao Natural... finalmente!


 Bom meninas... Essa foi minha experiencia para sair do platinado e tentar voltar para o meu tom natural. No fim, mesmo com tantos erros e perdas o resultado foi satisfatório, agora é só hidratar muito esse cabelo para que ele volte ao normal e creça novamente para enfim ficar natural.

Lembrando que eu faço todas estas coisas no meu cabelo porque mesmo quando faço "M" dou um jeitinho de concertar e que eu não recomendo a ninguém fazer a mesma coisa se não tiver a plena certeza de que o seu cabelo aguenta e que caso algo dê errado você saberá arrumar.

Espero que tenham curtido as dicas e que possa ajudar... 

Beijos e até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário